quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A família de Dona Vassourina


Ouvir essas palavras em um início de conversa traz tantas sensações, não é mesmo? Quando alguém começa uma história com essas palavrinhas mágicas é como se tudo fosse permitido, a partir dali.
...
Nossas defesas são desarmadas e quando gostamos de uma boa história, nos preparamos para ouvir com toda atenção do mundo a narrativa daquela pessoa. Somos envolvidos pela magia das histórias encantadas, das lendas, dos causos, da prosa simples. E por falar nisso...
...
Era uma vez, num reino muito distante, num cantinho de uma parede qualquer, uma vassoura de palha. Claro que não se tratava de uma vassoura de palha qualquer. Era a respeitadíssima Vassourina. Famosa pelo cuidado e esmero com que mantinha sempre impecável o chão pelo qual passava.
...
Contava com a ajuda da sua filha Pazina, a delicada pá, que carinhosamente e cuidadosamente recolhia e transportava em seu corpo todo o resultado da limpeza de mamãe Vassourina.
...
A família de Vassourina e Pazina se completava totalmente com o grande e honrado Lixário, um nobre cesto de lixo, onde eram recolhidos e guardados, até o transporte final, todo os detritos recolhidos por Pazina e Vassourina.
...
Tratava-se de uma família feliz e admirada naquele reino por todos os outros. Dona Janelina sempre de prosa com com Dona Portanália ressaltava o quanto eles se completavam. E isso era tão difícil e raro de encontrar naquele reino e exemplificavam:
...
- Vejam o Sr. Bacionildo! Ele e a Dona Tornerilda nunca entram em acordo. Ora ele sai antes e deixa a pobrezinha jorrando água à toa, ora é ela que derrama tanta água que transborda o coitado!
...
- E olha que a tarefa daquela família nem é das melhores! Ficar limpando a sujeira que as pessoas deixam por aí! - Lembra bem, Dona Janelina.
...
- Também a vida deles é fácil. Quase nem tem tanta sujeira assim! Eu que sofro, com tanto entra e sai. De noite estou até com dor nas dobradiças! - retrucou com certa inveja a Dona Portanália.
...
E um dia resolveram testar a união e paciência daquela família. Era uma tarde outono em que ventava muito. Milhares de pequenas folhas espalhadas pelo campo formavam pequenos redemoinhos bailarinos. Dona Portánalia sugeriu:
...
- Ei amiga! Vamos nos manter abertas durante essa ventania. Vai ser aquela bagunça por aqui. Certamente eles perderão a paciência!
...
Assim foi feito. Logo as salas e demais cômodos estavam repletos de folhas secas e poeira trazidas pelo vento.
...
Dona Vassourina logo começou pacientemente seu trabalho, com toda dedicação e paciência de sempre. Aos poucos as salas foram sendo limpas. Logo perceberam que ela não desanimava e perceberam ainda que sempre estavam por perto, o Sr. Lixário e Pazina.
...
Ambos ficavam acompanhando e encorajando Vassourina na sua tarefa. Cantavam músicas que a estimulava a trabalhar contente. Diziam que ela estava indo muito bem e que ficasse tranquila, pois os dois estavam ali, prontos para recolher e armazenar todo o resultado de seu trabalho.
...
E sempre que tinha uma grande pilha de folhas, Pazina pedia a mãe que descansasse um pouco e observasse como ela era ágil no recolher de folhas e como o papai era forte e espaçoso.
...
Foram horas de trabalho duro. Dona Janelina e Dona Portánalia envergonhadas por terem provocado aquela bagunça toda e ao mesmo tempo admiradas com a maneira como aquela família encarava a dificuldade, aos poucos aprendia uma lição.
...
Ao final do trabalho, embora cansados da jornada árdua, deram um grande abraço fraterno e agradeceram por terem uns aos outros. Agradeceram aos céus por terem capacidades diferentes, que quando juntas eram capazes de fazerem por completo suas tarefas. Cada um sozinho, de nada servia. porém unidos eram responsáveis por toda limpeza do reino.
...
Dona Vassourina olhou nos olhos de Pazina e disse:
...
- Muitos acham que somos os piores do reino, que vivemos na sujeira. Isso não é verdade minha filha. Eu, você e seu pai no fundo somos os grandes guardiões da higiene de todo o reino. Trabalhamos todos os dias para ressaltar o que cada ambiente tem de mais belo. Tornamos a vida das pessoas que aqui vivem e de todos os nossos amigos mais brilhante!
...
- Minha filha, somos aquilo que acreditamos ser! Somos aquilo que desejamos e fazemos ao outro. Lembre-se disso! - finalizou papai Lixário.
...
E todos daquela família continuaram sendo admirados e claro que foram felizes para sempre!

13 comentários:

  1. Obrigada por sua gentil visita e por palavras tão carinhosas a cerca de meu trabalho.
    Voltarei sempre que a minha conexão me permitir abrir as páginas (rs).
    Hoje eu trago uma história de infãncia, a de um baobá lá da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Garanto que vai gostar muito.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom fibal de semana.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  2. O BLOG DE ALINE COELHO AINDA FUNCIONA, ESTAMOS CONTINUANDO COM A LUTA DELA, E VAMOS SALVAR MAIS E MAIS PESSOAS, POR FAVOR DIVULGA E SEGUE..
    www.ajudealinecoelho.blogspot.com

    obrigada pelas msgs de apoio...

    ResponderExcluir
  3. caro samuel, descobri o blog através de um comentário seu no blog da isabelle polenta. Adorei o que vc escreveu sobre muDança e coloquei no meu blog, citando vc, claro. Espero que não se incomode! adorei os posts daqui e passarei a ler sempre. Parabéns pela escrita leve e singela!
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. - Muitos acham que somos os piores do reino, que vivemos na sujeira. Isso não é verdade minha filha. Eu, você e seu pai no fundo somos os grandes guardiões da higiene de todo o reino. Trabalhamos todos os dias para ressaltar o que cada ambiente tem de mais belo. Tornamos a vida das pessoas que aqui vivem e de todos os nossos amigos mais brilhante!

    ...........................
    Como diria Amélie, esse lugar é um prazer,
    Fabuloso cantinho, espero voltar mais vezes!

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelas palavras de carinho em meu blog, por aqui tem coisas lindas.. parabéns! beijo

    ResponderExcluir
  6. ÓLA SAMUEL,OBRIGADO PELA VISITA SEJA MUITO BEM VINDO,ESTAREI SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS QUANDO PRESIZAR DE UMA PALAVRA AMIGA,DE UM ABRAÇO FRATERNO,DE UMA MENSAGEM DE LUZ,AMEI SUA HISTORIA MUITO LINDA E CREATIVA,VOLTAREI MAIS VEZES JA SOU SUA SEGUIDORA,COM CARINHO

    MARLENE

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, querido amigo Samuel.

    Linda história. Eu adoro histórias infantis.
    Parabéns!!

    Um grande abraço.
    Muito obrigada pela honra da sua visita.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  8. Menino teu dedo é "azul" mesmo, escreve com garra e beleza.

    Beijo Samuel.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Caro Samuel
    Vim agradecer tua doce visita em meu espaço,confesso que aqui é tão doce quanto suspeitei pelo nome do blog.
    Tens um dom com as palavras que admiro :)
    Já estou seguindo-te e voltarei sempre!
    Volte sempre que puder também.
    Beijos meu!

    ResponderExcluir
  10. Samuel, curti muito seu livro por aqui. Estou tentando fazer um por aqui. Boa Páscoa! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. era uma vez... tudo aquilo que puder.
    estou por aqui.
    http://equeroquevocevenhacomigotododia.blogspot.com/2011/05/menininha-do-meu-coracao.html

    ResponderExcluir
  12. Querido Samuel, parabéns adorei
    seu blog, está lindo!
    "Sempre vale a pena abrir o coração e deixar novos sentimentos fluirem, principalmente o amor, e a felicidade não está longe e sim
    bem perto de nós pois ela está dentro de
    nossos corações."(vevefeo)
    Agora sou sua seguidora e voltarei sempre!
    Beijos carinhosos.
    vevefeo.

    Venha visitar meu blog, será um prazer!

    A MELHOR ESCOLHA (AME)
    http://vevefeo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boaa noitee...Não permita que alguém venha lhe roubar os seus sonhos.Este mundo está repleto de pessoas que terão um imenso prazer de lhe falar que os seus sonhos nunca poderão se concretizar.Elas irão lhe zombar porque você tem demonstrado uma ousadia e determinação de sonhar grandes sonhos. As pessoas poderão questionar a sua insanidade mental simplesmente porque você está determinado a alcançar os seus alvos. Não ignore essas pessoas, mas – decididamente – ignore as convicções delas.Lute pelos seus sonhos!!! e vença … e seja feliz!
    Deus lhe abençoe muito neste dia!Uma semana lindaaa com muita paz bj!

    ResponderExcluir